terça-feira, 5 de dezembro de 2023

 

Propostas para o currículo do ensino médio e criação de programas de pós-graduação vinculados à Secretaria de Educação do Estado.

 

Proposta 1 - Em face do declínio da busca pelo Magistério como profissão, a SEC resgataria o Ensino Médio Normal nos moldes que a própria SEC-BA, reformulou este curso profissionalizante em 2010, com uma equipe da qual participei sob o comando da professora Alba Guedes-UNEB-SSA;

 

Proposta 2 - Estabelecer o ENEM  como avaliação obrigatória para a aquisição do certificado de Ensino Médio, mantendo-se o cotidiano escolar normal, entretanto com as avaliações conceituais, somente; como o Exame ocorre antes do encerramento das aulas, os dias após a realização ficariam para as de recuperação final, uma vez que o gabarito é divulgado antes e o resultado escolar independeria do usado para o SISU; a avaliação SAEB também passaria a ser obrigatória.

 

Proposta 3 - Criação de programas de pós-graduação para professores e professoras da rede, vinculados às IPES - Instituições Públicas de Ensino Superior, não somente para a aquisição de titulação, mas, principalmente para a manutenção majoritariamente de laboratório científico de práticas educativas, entre outras temáticas;

 

Proposta 4 – Ensino por temas, baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais. O ensino por temas dinamiza o currículo, o conteúdo e o ensino, o cotidiano e a avaliação que será processual e conceitual. Dá-se assim: no período de preparatório do ano letivo, os professores e as professoras, individualmente ou em duplas, trios, quartetos ou qualquer outra formação, produzirão minicursos, com carga horária livre de quantidade, para ministrarem “no lugar” das aulas. O total de todos os minicursos deve ser o equivalente ao total de horas que a série deve oferecer, conforme dispositivo legal do Ministério da Educação.

 

Proposta 5 – Criação da semana temática de cinema. Nela, na semana, somente serão exibidos filmes temáticos para a semana inteira, sendo um para cada dia da semana. O procedimento é o seguinte: todas as salas exibirão o mesmo filme e devem iniciar no mesmo momento com um intervalo, somente, para todas as turmas. Os filmes devem ser objeto de debate na classe, mas sem a obrigatoriedade de serem inseridos como objeto de estudo pelo professor, pois a ideia inicial é que a exibição do filme seja um momento de lazer. Após uma ou duas semanas de prática, a Unidade Escolar poderá rever o uso do filme para outros fins como o avaliativo, dentro dos moldes processuais e conceituais.

 

Prof Marcos José de Souza

Fátima-Bahia

 

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